Engenheiro Albert Scharlé

Da data de sua fundação até hoje, presidiram o clube os engenheiros:

• Paulo Roberto Fontes Villas
  • Robson Afonso Marcílio
  • Eduardo da Silva Bambirra
  • João Cataldo Pinto
  • Evaristo Nogueira de Sá Filho
  • João Batista Sabino
  • Mário Sampaio
  • Mário Marques
  • Walter Bello de Araújo Paulino
  • Henrique Alves de Minas
  • João Batista Alves
  • João Nery
  • Gualter José Frota Ferreira
  • Ruy Togeiro de Figueiredo
  • Aimoré Dutra Filho
  • Hilton Homem de Castro
  • Danilo Leal Lustosa
  • Cláudio Caldonceli Vidal
  • Fernando Pires de Carvalho
  • Heitor Gontijo de Paula.

Como toda empresa, nós temos um direcionamento ético para todas as nossas ações, valorizando sempre o bem-estar dos nosso sócios e colaboradores.

Nossa missão

Promover aos associados e convidados contato com o meio ambiente, diversão, lazer esportivo e cultural, e a garantia de bem estar e uma boa qualidade de vida.

Nossa visão

Aprimorar o bem estar e o conforto de todos os associados e colaboradores do clube.

Conheça a história do clube

Todo dia 1º de setembro, o Clube Albert Scharlé, FAZ ANIVERSÁRIO!
Uma história que começou com a vinda do engenheiro Albert Scharlé (1898-1956) para o Brasil em 1929. Nascido em Steinfort, Luxemburgo, ele não dá nome somente ao clube, mas também à Usina Belgo Mineira em João Monlevade/MG e às ruas e escolas da cidade de Sabará/MG.

Formado em metalurgia, veio trabalhar na Companhia Belgo Mineira, quando efetuou a compra da Fazenda Santo Antônio da Mouraria, que atualmente é o Clube Albert Scharlé - Casa de Campo do Engenheiro.

Construiu a casa, a piscina redonda e a capela. Nela residiu com sua esposa Eugénie e os três filhos Jean Armand, Émile e Adrienne. Falecido em 1956 e enterrado, juntamente com a sua esposa Eugénie, na capela do clube.

Em 1958 os filhos de Albert decidiram vender, por 12 milhões de cruzeiros, 42 alqueires da Fazenda Santo Antônio para um grupo de engenheiros sócios da Sociedade Mineira de Engenheiros, que nela instalaram o clube.

Em 1995, atendendo dispositivo estatutário, foi desmembrada parte da área do clube e nela construído o Condomínio Eugénie Scharlé. Anteriormente já havia sido feito um primeiro desmembramento, tendo sido criado então o Condomínio Rural Scharlé. Em 1986, o Clube adquiriu uma sala na rua Albita, nº 131, para funcionamento da sua secretaria administrativa.

Linha do tempo:

• 1929 Inicio

Como começou

Vinda do engenheiro Albert Scharlé (1898-1956) para o Brasil

• 1934 Terreno

Compra do terreno

• 1935 Casa, piscina e capela

Casa, piscina e capela

• 1956 Falecimento

Falecimento

Falecido e enterrado, juntamente com a sua esposa Eugénie, na capela do clube.

• 1958 Criação do clube

Instalação do clube

• 1995 Desmembramento

Construído o Condomínio Eugénie Scharlé

Atendendo dispositivo estatutário, foi desmembrada parte da área do clube e nela construído o Condomínio Eugénie Scharlé. Anteriormente já havia sido feito um primeiro desmembramento, tendo sido criado então o Condomínio Rural Scharlé.

• 1986 Nova Secretaria

Secretaria na Serra

O clube adquiriu uma sala na rua Albita, nº 131, para funcionamento da sua secretaria administrativa.

• 2017 Mudança da secretaria

Secretaria retorna à sede

Secretaria da rua Albita é transferida para a sede do clube.