Institucional >> Nossa História

Engenheiro Albert ScharléO engenheiro Albert Scharlé

Todo dia 1º de setembro, o Clube Albert Scharlé, FAZ ANIVERSÁRIO!
Uma história que começou com a vinda do engenheiro Albert Scharlé (1898-1956) para o Brasil em 1929. Nascido em Steinfort, Luxemburgo, ele não dá nome somente ao clube, mas também à Usina Belgo Mineira em João Monlevade/MG e às ruas e escolas da cidade de Sabará/MG.

Formado em metalurgia, veio trabalhar na Companhia Belgo Mineira, quando efetuou a compra da Fazenda Santo Antônio da Mouraria, que atualmente é o Clube Albert Scharlé - Casa de Campo do Engenheiro.

Construiu a casa, a piscina redonda e a capela. Nela residiu com sua esposa Eugénie e os três filhos Jean Armand, Émile e Adrienne. Falecido em 1956 e enterrado, juntamente com a sua esposa Eugénie, na capela do clube.

Em 1958 os filhos de Albert decidiram vender, por 12 milhões de cruzeiros, 42 alqueires da Fazenda Santo Antônio para um grupo de engenheiros sócios da Sociedade Mineira de Engenheiros, que nela instalaram o clube.

Em 1995, atendendo dispositivo estatutário, foi desmembrada parte da área do clube e nela construído o Condomínio Eugénie Scharlé. Anteriormente já havia sido feito um primeiro desmembramento, tendo sido criado então o Condomínio Rural Scharlé. Em 1986, o Clube adquiriu uma sala na rua Albita, nº 131, para funcionamento da sua secretaria administrativa.

Da data de sua fundação até hoje, presidiram o clube os engenheiros Eduardo da Silva Bambirra, João Cataldo Pinto, Evaristo Nogueira de Sá Filho, João Batista Sabino, Mário Sampaio, Mário Marques, Walter Bello de Araújo Paulino, Henrique Alves de Minas, João Batista Alves, João Nery, Gualter José Frota Ferreira, Ruy Togeiro de Figueiredo, Aimoré Dutra Filho, Hilton Homem de Castro,Danilo Leal Lustosa, Cláudio Caldonceli Vidal, Fernando Pires de Carvalho e Heitor Gontijo de Paula.